Poli Racing é a melhor na prova Apresentação da 13ª Competição Fórmula SAE Brasil

A equipe Poli Racing, formada por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi a melhor na prova Apresentação entre as equipes da categoria Combustão que disputaram a 13ª Competição Fórmula SAE Brasil, entre os dias 25 e 27 de novembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). O Prof. Dr. Marcelo Alves, do CEA, acompanha e orienta os alunos da Poli Racing.

Durante três dias de competição, os carros (concebidos, projetados e fabricados pelos próprios alunos) passam por provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes da indústria da mobilidade. O Comitê Técnico avalia a performance de cada projeto na pista, como também por meio de apresentações das equipes, que envolvem questões técnicas e de marketing. Nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro descrito no projeto equivale ao apresentado na competição. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento.

Nesta edição, a Fórmula SAE Brasil teve a participação de 45 equipes de faculdades de engenharia e atraiu público de mais de 450 pessoas. A equipe EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, foi a campeã na categoria Combustão, e a Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, venceu na categoria Elétrica

Tecnologias

Segundo a associação SAE Brasil, que promove a competição, o Comitê Técnico observou, entre as inovações apresentadas pelos carros da categoria Combustão, intenso uso de materiais alternativos, como a fibra de juta, material orgânico de alta resistência e baixo peso, além de solução sustentável. Outra criatividade foi a inovação na aplicação de um sistema de redução de arrasto, que ganhou nova função ao ser implementado na asa dianteira: Aumentar o fluxo de ar direcionado aos radiadores.

Na categoria Elétrica, uma das inovações foi a utilização de aplicativo para o monitoramento em tempo real da bateria do veículo, a partir de comunicação com o sistema de gerenciamento da bateria, que transmite dados de carga e temperatura. O desenvolvimento de diferencial eletrônico, que permite considerável perda de peso em relação à versão mecânica, além de melhoria de performance, foi outra inovação apresentada pelas equipes.

 


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