O alerta dos sentidos na cadeia produtiva

No setor automotivo, redução de custos com manutenção da qualidade passa pelos órgãos dos sentidos

Ver, sentir, experimentar, ouvir, falar. E muito. Para obter sucesso no desenvolvimento e na implantação de um projeto automotivo de redução de custos mantendo a qualidade, o engenheiro Guido Muzio Candido recorreu ao conhecimento adquirido no Mestrado Profissional da POLI/USP e passou a registrar os anseios e sugestões de várias instâncias da montadora General Motors do Brasil (GMB) e de fornecedores. A sistematização dessa prática gerou ganhos tangíveis em vários aspectos, como, por exemplo, o aumento do volume médio de componentes nacionais ou o aumento do emprego de matéria-prima nacional nos veículos.

O curso do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) auxiliou o engenheiro de produtos Guido Muzio Candido, atualmente na PTI Engenharia e Projetos (empresa especializada no desenvolvimento de componentes para a indústria automotiva), a encontrar soluções para problemas que acontecem no dia-a-dia das empresas e reduzir custos. Na época em que fez o curso, o profissional integrava a equipe de engenharia de produtos da GMB, onde implantou, com sucesso, o projeto de conclusão do mestrado intitulado “A otimização do valor do produto aplicada ao projeto de componentes automotivos em produção”. Segundo ele, o estudo visa reduzir custos a médio e longo prazos mantendo a qualidade dos produtos. “O objetivo do trabalho é a aplicação de um sistema de desenvolvimento de produto automotivo planejado, criativo, otimizado e de qualidade, com foco em redução de custos de produtos em fase de produção”, explica.

De acordo com Guido Muzio Candido, a principal estratégia está na formação de uma equipe dedicada para o desenvolvimento, validação e implantação destas propostas. Na Engenharia de Produtos da GMB foi criado, em julho de 2002, o Departamento de Engenharia de Otimização do Valor do Produto (EOVP), no qual um time de trabalho foi organizado, reunindo profissionais de engenharia de produtos, representantes do grupo comercial e do setor de qualidade e manufatura. “Nossas principais fontes de idéias foram os funcionários e os fornecedores”, comenta o engenheiro. Segundo Guido, é importante destacar a contribuição de um site criado para fazer a ponte com os fornecedores, pelo qual são sugeridas propostas para a redução de custos. As colaborações foram constantes desde o início da EOVP e ao longo dos projetos. A EOVP analisa e processa todas as oportunidades de redução de custos de componentes em produção. Sua criação na engenharia de produtos da GMB estimulou ainda mais o trabalho em equipe porque induziu o aumento da troca de informações entre os setores da montadora que passou a receber, semanalmente, uma lista de propostas via e-mail, todas cadastradas em um banco de dados do departamento.

As vantagens de reduzir o custo total dos veículos preservando a qualidade dos produtos são muitas, de acordo com o engenheiro: “Estimula a produção local, utiliza matéria-prima nacional (o volume de peças nacionais nos veículos subiu de 70% para 80% nos últimos anos), obtém melhor conhecimento dos custos das peças pela engenharia, desenvolve uma equipe multifuncional criativa, integrada e inovadora”. Na apresentação da dissertação, realizada no final do ano passado, o mestre mostrou cases importantes, como o do veículo Astra da GMB, que, com a nacionalização do seu conjunto de peças do porta-luvas gerou uma economia de 36% em relação ao antigo conjunto importado e melhorou a qualidade do produto em 40%, aumentando significativamente a satisfação do cliente.

O Mestrado como diferencial.

Para Guido Muzio Candido, o curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP só trouxe benefícios para a sua carreira, onde obteve uma visão completa da engenharia, atualizou-se sobre metodologias de projetos e vivenciou a troca de experiências entre a área acadêmica e a profissional. “Com base na prática, nós chegávamos à teoria”, comentou o profissional, destacando as disciplinas que abordam as áreas de Finanças e Qualidade, que normalmente não são aprofundadas em cursos de graduação e em pós-graduação lato sensu. De acordo com ele, o curso de Mestrado stricto sensu estimula o profissional à constante atualização tecnológica e a realizar apresentações técnicas em seminários e congressos, que reúnem engenheiros de outras montadoras do segmento, sistemistas e fornecedores, além de incentivar também a publicação de artigos em revistas e sites especializados. Guido também enfatiza o papel do Mestrado no incentivo à pesquisa e na busca pela informação. Segundo o engenheiro, na biblioteca da POLI/USP, os profissionais têm acesso à inúmeras referências bibliográficas e aos links das melhores universidades tecnológicas do mundo.

Recém concluído seu Mestrado, Guido Muzio Candido recebeu uma proposta da empresa PTI Engenharia e Projetos e se transferiu, no início deste ano, para Salvador (BA), em busca de novos desafios profissionais desenvolvendo componentes automotivos otimizados.


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