NOVA DATA: Professor da Universidade de Stuttgart ministra palestra sobre carros autônomos e indústria 4.0 no dia 1º de dezembro em São Paulo

O evento comemorativo dos 10 anos de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) já tem nova data, 1º de dezembro, com a presença do Prof. Dr. Frank Allgöwer, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e ganhador do Prêmio Leibniz em 2004 – o mais prestigioso prêmio científico daquele país. O evento será realizado na sede da Fapesp, em São Paulo (SP).

O professor Frank Allgöwer vai ministrar a palestra “Carros autônomos, distribuição inteligente de energia e Indústria 4.0: em direção à nova cibernética do século 21”. Ele abordará os novos desafios tecnológicos para controle de redes interconectadas de sistemas complexos envolvidas no uso de carros autônomos em vias automatizadas, distribuição de energia por redes inteligentes, coordenação de sistemas multirrobóticos (robótica de enxame), cidades inteligentes e a indústria 4.0 – considerado um novo paradigma na produção.

A programação do evento inclui apresentações de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha com apoio das duas agências de fomento. Desde 2008, foram contratados pela Fapesp R$ 5,6 milhões para o desenvolvimento de 14 projetos cooperativos nas três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esses projetos tiveram a parceria de reconhecidas universidades da Alemanha, como a Technische Universität Darmstadt, Ludwig-Maximilians-Universität München, Humboldt Universität zu Berlin e a Leibniz Universität Hannover.

Sobre o Prof. Frank Allgöwer

Destacado cientista na área de teoria de sistemas não-lineares e de controle. Um dos métodos criados por ele é o controle preditivo não linear, capaz de prever o comportamento futuro de um sistema complexo em caso de intervenções, semelhante ao comportamento de um jogador de xadrez que antecipa o resultado de seus movimentos no tabuleiro. A abordagem foi a primeira a combinar rigor teórico com aplicabilidade prática, por exemplo, na indústria química e de biotecnologia. Também foi pioneiro na determinação da magnitude de não-linearidades, metodologia aceita internacionalmente.

Frank Allgöwer é diretor do Instituto de Teoria de Sistemas e Controle Automático da Universidade de Stuttgart e professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da instituição. Desde 2012, ocupa o cargo de vice-presidente da DFG.

Data e horário do evento

Data: 1º de dezembro 2016, das 14h às 17 horas

Local: Auditório da FAPESP – rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Informações e inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/dfg10

A conferência será apresentada em inglês

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111