Programa PACE

O Programa PACE– Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, da General Motors mundial, é voltado para a educação em engenharia e reúne alunos de importantes universidades de diversos países (o Brasil é o único da América do Sul)

O CEA reconhece a importância desse programa para a formação das futuras gerações de engenheiros do setor automotivo. Desde 2005, a Poli-USP participa do PACE – foi a primeira escola brasileira selecionada e a única até setembro de 2012.

As universidades selecionadas pelo PACE recebem “software” e laboratórios, montados pela GM e seus parceiros, com estações de trabalho semelhantes às utilizadas pelas empresas do setor automotivo.

A Poli-USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, com mais de 100 estações de trabalho e “software” para Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), aplicados para conceber, projetar e fabricar veículos.

Anualmente, o PACE promove o Global Vehicle Development Project, competição entre as universidades participantes do Programa. As equipes são formadas por alunos de diferentes países, que recebem a missão de desenvolver um veículo global. Os universitários apresentam o projeto final para o júri da competição no Fórum PACE.

No ano de 2009, o professor Marcelo Alves, do CEA, assumiu a coordenação mundial do Global Vehicle Development Project e mantém-se, até hoje, no cargo.

▪ PROGRAMA PACE, acesse www.pacepartners.org

▪ EQUIPE POLI-USP no PACE, acesse www.paceepusp.wordpress.com