Equipe Poli Atlas participa da prova preparatória para a Competição Baja SAE Brasil

Nos dias 17 e 18 de setembro, a equipe Poli Atlas, formada por alunos de graduação da Poli-USP, participa da Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste 2016, que será realizada na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), no Interior paulista. A disputa é preparatória para a prova nacional, prevista para o primeiro semestre de 2017. Os alunos, que representam a Poli-USP, são orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Alves, integrante do CEA, no desenvolvimento e construção do carro Baja para a competição.

A Etapa Sudeste tem 30 equipes inscritas (12 de instituições de São Paulo, incluindo a Poli-USP; 11 de Minas Gerais; quatro do Rio de Janeiro; e três do Espírito Santo), totalizando cerca de 600 universitários de engenharia. No dia 17, das 8 às 18 horas, os carros das equipes passarão por avaliações de segurança, motor, conforto e frenagem, e provas dinâmicas de suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade, além de apresentação teórica dos projetos. No dia 18, das 10h às 13h, ocorrerá a prova mais esperada da competição, o enduro de resistência, realizado em terreno acidentado com três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, a programação é aberta ao público.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

 


Notice: Undefined index: single-banner-category in /home/automotiva/public_html/wp-content/themes/newsstand/single.php on line 111